Stone OpenBank

Escreva o Banco do futuro. Uma linha de código por vez.

Boas Práticas

Tokens JWT

Tokens JWT são dados sensíveis, assim como senhas ou dados de cartões de crédito. Por isso, é de extrema importância manusear e armazenar esses dados corretamente.

Não armazene tokens no local storage

O armazenamento local de um Browser não é um lugar seguro para se armazenar dados sensíveis. Dados armazenados no local storage podem:

  • Ser acessados via Javascript;
  • Ser vulneráveis a Cross-Site Scripting.

Caso um backend esteja disponível

Se sua Aplicação tem um backend disponível, os tokens devem ser manuseados server-side.

Caso um backend não esteja disponível

Se sua Aplicação é uma Single Page Application, a Aplicação deve requisitar os tokens e armazená-los em memória sem nenhuma persistência. Faça as chamadas de API usando os tokens armazenados em memória.

Para outros casos, informações sobre boas práticas com Tokens JWT estão disponíveis aqui.

Idempotência

Nossos endpoints que envolvem operações financeiras suportam Idempotência. Existe a possibilidade de ocorrer operações duplicadas, como, por exemplo, com a queda de conexão 3G durante a realização de uma operação. Para evitar que a mesma operação ocorra mais de uma vez no nosso sistema, sempre envie o cabeçalho de Idempotência (x-stone-idempotency-key).

❗️

Tamanho máximo

A chave de idempotência deve ter um tamanho máximo de 72 caracteres.

Observe abaixo cada caso possível em relação à chave de idempotência e seus retornos:

  • Uma chamada com outra chave de idempotência, independente do corpo da requisição, será tratada como uma nova requisição.
  • Uma chamada com a mesma chave de idempotência e o mesmo corpo da requisição retornará a mesma resposta que foi recebida anteriormente, devido a um cache.
    Se isso ocorrer em um período curto demais pode ocasionar uma resposta HTTP 423, indicando que o recurso está travado e que a requisição original ainda está em processamento. Neste caso, é necessária uma retentativa desta chamada.
  • Uma chamada com a mesma chave de idempotência e com o corpo da requisição diferente do original retornará um erro de idempotência HTTP 409.
  • Uma chamada com a chave de idempotênca maior que 72 caracteres retornará um erro HTTP 431.

Simulações (dry-run)

Nossos endpoints que envolvem operações financeiras suportam Simulações (dry-run), permitindo que a usuária visualize com antecedência o que vai acontecer nessa operação.

Em alguns casos, as Simulações permitem enriquecer os dados de uma operação, como, por exemplo o Pagamento de Boletos.

Updated 9 months ago

Boas Práticas


Suggested Edits are limited on API Reference Pages

You can only suggest edits to Markdown body content, but not to the API spec.