Reembolso de transferências


Porque uma transferência é reembolsada?

Temos vários motivos para que uma transferência retorne, sendo os casos mais comuns conta, agência ou documento do destino errados e saldo insuficiente na conta de origem. O reembolso de uma transferência somente é realizado quando ela ocorre para contas que não sejam Contas Stone, ou seja, quando ocorrem transferências externas.


Quando pode ocorrer um reembolso

Saldo insuficiente

Através da nossa API é possível agendar uma transferência. Ocorre refund nesses casos quando, na data agendada para a transferência, a conta origem não possuir saldo suficiente em conta.

Dados da transferência incorretos

Ao realizar uma transferência o usuário precisará enviar os dados da conta destino. Caso os dados de agência, conta ou documento do destino estejam incorretos ou inexistentes, a transferência retorna indicando esse erro.

Tipo de transação ou finalidade inválida

Caso a conta destinatária não seja do tipo especificado na transferência ou algum dado do destino é inválido. Exemplo: conta destinatária é corrente e o tipo informado era conta poupança ou envio no nome fantasia do destino enquanto era esperado o nome da razão social.

Dados ausentes ou inválidos

Quando uma transferência é realizada sem um dado obrigatório para a finalização da mesma, como código verificador, agência não informada ou quando o formato de um dado é inválido. Alguns bancos utilizam códigos verificadores com letras no número da conta ao invés de números, nesses casos, a Conta Stone solicita que a conta origem digite ‘0’ no lugar dessa letra, para que a transferência ocorra com sucesso.

CPF/CNPJ inapto junto à Receita Federal

Nesse caso, a transferência é retornada para a conta de origem, porém, caso a mesma pessoa tenha acesso a outra conta com outro documento, ela poderá receber a transferência. Exemplo: A pessoa possui o CPF inapto junto à Receita Federal então não poderá receber a transferência em sua conta de pessoa física, porém, se essa mesma pessoa for sócia de uma empresa, nada impede que a transferência seja realizada para conta de pessoa jurídica, a não ser que o CNPJ também esteja inapto.

Códigos de Reembolsos

Ocorre somente em casos de transferências externas.

Código Descrição
0 Ocorreu um erro de processamento no sistema de origem durante a transferência.
1 A conta destino é inexistente.
2 A conta ou agência destino é inexistente.
3 O documento do destino está incorreto.
4 Conta destinatária do crédito inválida para o tipo de transação ou finalidade.
5 Erro de processamento no sistema de origem durante a transferência.
6 Transferência supera limite para o tipo de conta destino / Conta destinatária do crédito inválida para o tipo de transação ou finalidade.
7 Não conformidade no pagamento. Exemplo: pagamento a um fornecedor com o valor diferente que o devido.
8 Os dados informados estão incorretos: Código Identificador de Transferência Inválido / Campo obrigatório ausente / Formato do dado inválido / Agência não informada.
9 CPF/CNPJ inapto junto à Receita Federal do Brasil.
10 A instituição financeira do destino não é válida.
11 A conta destino não pode ter mais de 13 dígitos para o tipo de conta escolhido. Por favor, confira os dados e tente novamente.
12 Por solicitação de cliente da instituição participante recebedora.
13 Devolução de ordem bancária pelo agente financeiro.
14 Beneficiário não identificado - Documentos com código de barras.

Última modificação: 09.10.2020