Reembolso de transferências
Porque uma transferência é reembolsada?
Temos vários motivos para que uma transferência retorne, sendo os casos mais comuns conta, agência ou documento do destino errados e saldo insuficiente na conta de origem. O reembolso de uma transferência somente é realizado quando ela ocorre para contas que não sejam Contas Stone, ou seja, quando ocorrem transferências externas.
Quando pode ocorrer um reembolso
Saldo insuficiente
Através da nossa API é possível agendar uma transferência. Ocorre refund nesses casos quando, na data agendada para a transferência, a conta origem não possuir saldo suficiente em conta.
Dados da transferência incorretos
Ao realizar uma transferência o usuário precisará enviar os dados da conta destino. Caso os dados de agência, conta ou documento do destino estejam incorretos ou inexistentes, a transferência retorna indicando esse erro.
Tipo de transação ou finalidade inválida
Caso a conta destinatária não seja do tipo especificado na transferência ou algum dado do destino é inválido. Exemplo: conta destinatária é corrente e o tipo informado era conta poupança ou envio no nome fantasia do destino enquanto era esperado o nome da razão social.
Dados ausentes ou inválidos
Quando uma transferência é realizada sem um dado obrigatório para a finalização da mesma, como código verificador, agência não informada ou quando o formato de um dado é inválido. Alguns bancos utilizam códigos verificadores com letras no número da conta ao invés de números, nesses casos, a Conta Stone solicita que a conta origem digite ‘0’ no lugar dessa letra, para que a transferência ocorra com sucesso.
CPF/CNPJ inapto junto à Receita Federal
Nesse caso, a transferência é retornada para a conta de origem, porém, caso a mesma pessoa tenha acesso a outra conta com outro documento, ela poderá receber a transferência. Exemplo: A pessoa possui o CPF inapto junto à Receita Federal então não poderá receber a transferência em sua conta de pessoa física, porém, se essa mesma pessoa for sócia de uma empresa, nada impede que a transferência seja realizada para conta de pessoa jurídica, a não ser que o CNPJ também esteja inapto.
Códigos de Reembolsos
Ocorre somente em casos de transferências externas.
Código | Descrição |
---|---|
0 | Ocorreu um erro de processamento no sistema de origem durante a transferência. |
1 | A conta destino é inexistente. |
2 | A conta ou agência destino é inexistente. |
3 | O documento do destino está incorreto. |
4 | Conta destinatária do crédito inválida para o tipo de transação ou finalidade. |
5 | Erro de processamento no sistema de origem durante a transferência. |
6 | Transferência supera limite para o tipo de conta destino / Conta destinatária do crédito inválida para o tipo de transação ou finalidade. |
7 | Não conformidade no pagamento. Exemplo: pagamento a um fornecedor com o valor diferente que o devido. |
8 | Os dados informados estão incorretos: Código Identificador de Transferência Inválido / Campo obrigatório ausente / Formato do dado inválido / Agência não informada. |
9 | CPF/CNPJ inapto junto à Receita Federal do Brasil. |
10 | A instituição financeira do destino não é válida. |
11 | A conta destino não pode ter mais de 13 dígitos para o tipo de conta escolhido. Por favor, confira os dados e tente novamente. |
12 | Por solicitação de cliente da instituição participante recebedora. |
13 | Devolução de ordem bancária pelo agente financeiro. |
14 | Beneficiário não identificado - Documentos com código de barras. |