STONE OPEN BANKING


Overview



Seja bem-vindo à documentação de Open Banking da Stone!

Segundo o Banco Central, o Open Banking / Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.

Como na Stone somos fiéis defensores da competição e temos o cliente como nossa razão de existir, acreditamos na revolução proporcionada por esse sistema e construímos a primeira API de Open Banking plugada diretamente no coração do STR. Acreditamos que nosso produto poderá gerar novos modelos de negócios, dar maior controle e transparência, além de permitir automatizações e ganho de eficiência para as empresas.

A partir da integração e do uso da API Stone Open Banking, você poderá movimentar a sua própria conta Stone por meio de uma API RESTful com todas as funcionalidades de cash-in e cash-out. Caso você tenha uma plataforma, também poderá solicitar acesso a contas terceiras para disponibilizar funcionalidades financeiras e agregar ainda mais valor ao seu produto. É claro que para acessar e iniciar transações em contas terceiras, será preciso obter o Consentimento do usuário dono da conta, um conceito essencial para o bom funcionamento do Open Banking.

Nesta documentação, você pode explorar todos os produtos e funcionalidades que a nossa API oferece! Além disso, como todas as chamadas em nossa API deverão ser autenticadas para identificação do sujeito de cada ação, vamos detalhar como funciona o acesso via token.

Para iniciar, confira um passo a passo da nossa integração abaixo aqui no Quickstart!


Quickstart


Contato Comercial

Para realizar chamadas em nossa API, primeiro precisamos que você preencha este formulário.

Nosso time de parcerias entrará em contato em até 24 horas para entender seu modelo de negócio e te apresentar a proposta mais adequada.

Você também receberá um contrato para formalização da parceria.

Por enquanto, ainda não estamos realizando onboarding de parceiros em autosserviço, mas queremos liberar isso em breve!

Testes em Sandbox

Após o contato com nosso time, você receberá o formulário para testes em ambiente de Sandbox, que deverá ser preenchido contendo a sua Chave Pública. Quando recebermos essa chave, faremos o Cadastro da sua Aplicação e te retornaremos um ClientID, o seu identificador único aqui na Stone.

Com o ClientID em mãos, você já pode fazer o processo de Autenticação, que terá como resultado a liberação do seu Access Token ou Token de Acesso e realizar as chamadas autenticadas em Sandbox.


Pronto! Agora você já pode começar os testes e realizar ações em nossa API - em ambiente de Sandbox.

Homologação

Assim que os testes em Sandbox forem finalizados, vamos te guiar no processo de Homologação.

Esse processo consiste em executar todas as ações que a sua aplicação tem permissão para fazer, numa sequência definida e com o acompanhamento e registro pela equipe da Stone.

O objetivo é garantir que tudo esteja funcionando como esperado e que você tenha acesso a todos os recursos necessários.

Produção

Finalmente, para integrar em ambiente de Produção, você vai nos enviar uma nova Chave Pública - iremos solicitar em um Formulário para Virada em Produção - para que a gente gere o seu ClientID de Produção. Você vai realizar as mesmas etapas que já fez para obtenção do Access Token em Sandbox, que permitirá a realização de Chamadas Autenticadas.

Caso você tenha uma plataforma, ERP ou outro sistema e deseje realizar ações em uma conta de outro usuário (um cliente seu, por exemplo), você deverá pedir o Consentimento dele para realização das chamadas. Caso seja para sua própria conta, pode desconsiderar esse processo, mas lembre-se de que você precisará abrir uma Conta Stone.

Atenção! Ressaltamos que os dois ambientes disponíveis são completamente separados, ou seja, usuários criados em ambiente de Sandbox não existem em Produção e vice-versa. Vale lembrar que os ambientes, em termos de funcionalidades, são exatamente iguais.

Importante! O acesso ao ambiente de Produção só será liberado depois que os testes em Sandbox forem realizados e o roteiro de Homologação for validado.

Confira abaixo as URLs para acesso aos ambientes:

Ambiente Endpoint de acesso
Sandbox https://sandbox-api.openbank.stone.com.br
Produção https://api.openbank.stone.com.br


Última modificação: 05.08.2021