O Que É Uma Transferência



Conceito



Oferecemos uma API de Transferências, na qual permite-se efetuar a movimentação de fundos entre contas bancárias, podendo ser:


  • Transferência interna: Transferência entre duas Contas Stone. O valor transferido é creditado instantaneamente na conta destinatária, independente do horário e dia da efetuação da transação.

  • Transferência externa: TED (Transferência Eletrônica Disponível) para outros bancos. Nos dias úteis, entre 6:30 e 17:23, a transação é processada de forma assíncrona e o valor é creditado na conta destino em poucas horas. Caso a operação seja efetuada fora do horário citado e/ou em dias não úteis, a transação será agendada automaticamente para o dia útil seguinte.


Status:


Segue abaixo os status possíveis de uma transferência externa:

status_TED


A transferência externa criada pelo parceiro aguardará a aprovação do usuário da conta no estado CREATED. Essa transferência pode ser rejeitada pelo usuário, concluindo no estado REJECTED, e não será efetuada. Caso ela seja uma transferência agendada, é possível que o prazo do agendamento expire antes dela obter aprovação, encerrando em EXPIRED.

Caso ela seja agendada e aprovada dentro do prazo, seguirá para o estado SCHEDULED, e será efetuada na data do agendamento. É importante observar que caso a criação da transferência externa, tanto pelo parceiro quanto pelo usuário, seja feita fora do horário de 6:30 às 17:23, ela seguirá para um estado de DELAYED_TO_NEXT_BUSINESS_DAY, em que ela será agendada para a próxima janela de execução. É possível que o usuário cancele a transferência antes dela ser efetuada, encerrando no estado CANCELLED.

Quando é o próprio usuário que cria a transação, o fluxo já se inicia no estado APPROVED ou SCHEDULED, caso tenha sido criada com agendamento. A transferência poderá falhar apenas caso não haja fundos e terminará no estado FAILED. Caso tenha sido aprovada e haja fundos, a Stone realizará a transferência para o banco externo, obtendo o estado FINISHED. Caso haja algum problema como, por exemplo, dados incorretos, ele será reembolsado e irá finalizar no estado REFUNDED.

Para a transferência interna o fluxo é similar. Neste caso não haverá o estado REFUNDED, já que antes de realizar a transferência já conferimos a existência da conta destino. Não haverá também o estado DELAYED_TO_NEXT_BUSINESS_DAY, porque não há limites de horário para a realização de transferências para outras contas Stone.

É possível consultar o status de uma transação a qualquer momento para saber em qual estado ela está.


Segue abaixo os status possíveis de uma transferência interna:

status_TransfInterna



Falhas em transferências



Falha é qualquer erro que ocorra entre a criação e a movimentação do dinheiro na conta. Ou seja, qualquer condição que era válida no momento da criação da transferência, mas que mudou nas etapas seguintes.

A seguir listamos algumas das falhas possíveis para transações de transferência, tanto para interna quanto para externa.


Código Descrição
0 Ocorreu um erro durante a transferência. Por favor, tente novamente.
1 Saldo insuficiente.
2 A operação falhou por uma restrição em uma das contas.
409 É recebido esse erro quando é realizado o envio de uma nova TED anteriormente enviada com sucesso, porém, com a mesma chave de idempotência.

Reembolsos em transferências



Reembolsos ocorrem apenas em transferências para outros bancos, já que para transferências internas conferimos a existência da conta destino antes de realizar a transferência.
Abaixo listamos algumas das razões possíveis para ocorrer reembolsos, como também seus códigos correspondentes.


Código Descrição
0 Ocorreu um erro durante a transferência. Por favor, tente novamente.
1 A conta destino não existe mais. Por favor, entre em contato com o titular.
2 A agência ou conta do destino estão incorretas. Por favor, confira os dados e tente novamente.
3 O CPF/CNPJ do destino está incorreto. Por favor, confira os dados e tente novamente.
4 Mensagem Inválida para o Tipo de Transação ou Finalidade.
5 Ocorreu um problema devido ao grande volume de transações. Tente novamente.
6 A conta destino não está apta a receber o valor enviado. Por favor, entre em contato com o titular.
7 Não conformidade no pagamento.
8 Os dados informados estão incorretos. Por favor, confira e tente novamente.
9 CPF/CNPJ inapto junto à Receita Federal do Brasil.
10 Por solicitação de cliente da instituição participante recebedora.

Última modificação: 01.01.0001