O Que É Uma Transferência
Conceito
Oferecemos uma API de Transferências, na qual permite-se efetuar a movimentação de fundos entre contas bancárias, podendo ser:
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Transferência interna: Transferência entre duas Contas Stone. O valor transferido é creditado instantaneamente na conta destinatária, independente do horário e dia da efetuação da transação.
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Transferência externa: TED (Transferência Eletrônica Disponível) para outros bancos. Nos dias úteis, entre 6:30 e 17:23, a transação é processada de forma assíncrona e o valor é creditado na conta destino em poucas horas. Caso a operação seja efetuada fora do horário citado e/ou em dias não úteis, a transação será agendada automaticamente para o dia útil seguinte.
Status
Segue abaixo os status possíveis de uma transferência externa:
A transferência externa criada pela parceira aguardará a aprovação do usuário da conta no estado CREATED
. Essa transferência pode ser rejeitada pela usuário, concluindo no estado REJECTED
, e não será efetuada. Caso ela seja uma transferência agendada, é possível que o prazo do agendamento expire antes dela obter aprovação, encerrando em EXPIRED
.
Caso ela seja agendada e aprovada dentro do prazo, seguirá para o estado SCHEDULED
, e será efetuada na data do agendamento. É importante observar que caso a criação da transferência externa, tanto pelo parceiro quanto pelo usuário, seja feita fora do horário de 6:30 às 17:23, ela seguirá para um estado de DELAYED_TO_NEXT_BUSINESS_DAY
, em que ela será agendada para a próxima janela de execução. É possível que o usuário cancele a transferência antes dela ser efetuada, encerrando no estado CANCELLED
.
Quando é o próprio usuário que cria a transação, o fluxo já se inicia no estado APPROVED
ou SCHEDULED
, caso tenha sido criada com agendamento. A transferência poderá falhar apenas caso não haja fundos e terminará no estado FAILED
. Caso tenha sido aprovada e haja fundos, a Stone realizará a transferência para o banco externo, obtendo o estado FINISHED
. Caso haja algum problema como, por exemplo, dados incorretos, ele será reembolsado e irá finalizar no estado REFUNDED
.
Para a transferência interna o fluxo é similar. Neste caso não haverá o estado REFUNDED
, já que antes de realizar a transferência já conferimos a existência da conta destino. Não haverá também o estado DELAYED_TO_NEXT_BUSINESS_DAY
, porque não há limites de horário para a realização de transferências para outras contas Stone.
É possível consultar o status de uma transação a qualquer momento para saber em qual estado ela está.
Segue abaixo os status possíveis de uma transferência interna:
No ambiente de sandbox, a API de transferência externa fica disponível de 6:30 às 17:23 todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados, para facilitar os testes.
Falhas em transferências
Falha é qualquer erro que ocorra entre a criação e a movimentação do dinheiro na conta. Ou seja, qualquer condição que era válida no momento da criação da transferência, mas que mudou nas etapas seguintes.
A seguir listamos algumas das falhas possíveis para transações de transferência, tanto para interna quanto para externa.
Código | Descrição |
---|---|
0 | Ocorreu um erro durante a transferência. Por favor, tente novamente. |
1 | Saldo insuficiente. |
2 | A operação falhou por uma restrição em uma das contas. |
Reembolsos em transferências
Reembolsos ocorrem apenas em transferências para outros bancos, já que para transferências internas conferimos a existência da conta destino antes de realizar a transferência.
Abaixo listamos algumas das razões possíveis para ocorrer reembolsos, como também seus códigos correspondentes.
Código | Descrição |
---|---|
0 | Ocorreu um erro durante a transferência. Por favor, tente novamente. |
1 | A conta destino não existe mais. Por favor, entre em contato com o titular. |
2 | A agência ou conta do destino estão incorretas. Por favor, confira os dados e tente novamente. |
3 | O CPF/CNPJ do destino está incorreto. Por favor, confira os dados e tente novamente. |
4 | Mensagem Inválida para o Tipo de Transação ou Finalidade. |
5 | Ocorreu um problema devido ao grande volume de transações. Tente novamente. |
6 | A conta destino não está apta a receber o valor enviado. Por favor, entre em contato com o titular. |
7 | Não conformidade no pagamento. |
8 | Os dados informados estão incorretos. Por favor, confira e tente novamente. |
9 | CPF/CNPJ inapto junto à Receita Federal do Brasil. |
10 | Por solicitação de cliente da instituição participante recebedora. |