O Que É Uma Transferência
Conceito
Oferecemos uma API de Transferências, na qual permite-se efetuar a movimentação de fundos entre contas bancárias, podendo ser:
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Transferência interna: Transferência entre duas Contas Stone. O valor transferido é creditado instantaneamente na conta destinatária, independente do horário e dia da efetuação da transação.
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Transferência externa: TED (Transferência Eletrônica Disponível) para outros bancos. Nos dias úteis, entre 6:30 e 17:23, a transação é processada de forma assíncrona e o valor é creditado na conta destino em poucas horas. Caso a operação seja efetuada fora do horário citado e/ou em dias não úteis, a transação será agendada automaticamente para o dia útil seguinte.
Status:
Segue abaixo os status possíveis de uma transferência externa:
A transferência externa criada pelo parceiro aguardará a aprovação do usuário da conta no estado CREATED
. Essa transferência pode ser rejeitada pelo usuário, concluindo no estado REJECTED
, e não será efetuada. Caso ela seja uma transferência agendada, é possível que o prazo do agendamento expire antes dela obter aprovação, encerrando em EXPIRED
.
Caso ela seja agendada e aprovada dentro do prazo, seguirá para o estado SCHEDULED
, e será efetuada na data do agendamento. É importante observar que caso a criação da transferência externa, tanto pelo parceiro quanto pelo usuário, seja feita fora do horário de 6:30 às 17:23, ela seguirá para um estado de DELAYED_TO_NEXT_BUSINESS_DAY
, em que ela será agendada para a próxima janela de execução. É possível que o usuário cancele a transferência antes dela ser efetuada, encerrando no estado CANCELLED
.
Quando é o próprio usuário que cria a transação, o fluxo já se inicia no estado APPROVED
ou SCHEDULED
, caso tenha sido criada com agendamento. A transferência poderá falhar apenas caso não haja fundos e terminará no estado FAILED
. Caso tenha sido aprovada e haja fundos, a Stone realizará a transferência para o banco externo, obtendo o estado FINISHED
. Caso haja algum problema como, por exemplo, dados incorretos, ele será reembolsado e irá finalizar no estado REFUNDED
.
Para a transferência interna o fluxo é similar. Neste caso não haverá o estado REFUNDED
, já que antes de realizar a transferência já conferimos a existência da conta destino. Não haverá também o estado DELAYED_TO_NEXT_BUSINESS_DAY
, porque não há limites de horário para a realização de transferências para outras contas Stone.
É possível consultar o status de uma transação a qualquer momento para saber em qual estado ela está.
Segue abaixo os status possíveis de uma transferência interna:
Horário de funcionamento
No ambiente de sandbox, a API de transferência externa fica disponível de 6:30 às 17:23 todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados, para facilitar os testes.
Falhas em transferências
Falha é qualquer erro que ocorra entre a criação e a movimentação do dinheiro na conta. Ou seja, qualquer condição que era válida no momento da criação da transferência, mas que mudou nas etapas seguintes.
A seguir listamos algumas das falhas possíveis para transações de transferência, tanto para interna quanto para externa.
Código | Descrição |
---|---|
0 | Ocorreu um erro durante a transferência. Por favor, tente novamente. |
1 | Saldo insuficiente. |
2 | A operação falhou por uma restrição em uma das contas. |
409 | É recebido esse erro quando é realizado o envio de uma nova TED anteriormente enviada com sucesso, porém, com a mesma chave de idempotência. |
Reembolsos em transferências
Reembolsos ocorrem apenas em transferências para outros bancos, já que para transferências internas conferimos a existência da conta destino antes de realizar a transferência.
Porque uma transferência é reembolsada?
Temos vários motivos para que uma transferência retorne, sendo os casos mais comuns conta, agência ou documento do destino errados e saldo insuficiente na conta de origem. O reembolso de uma transferência somente é realizado quando ela ocorre para contas que não sejam Contas Stone, ou seja, quando ocorrem transferências externas.
Quando pode ocorrer um reembolso
Saldo insuficiente
Através da nossa API é possível agendar uma transferência. Ocorre refund nesses casos quando, na data agendada para a transferência, a conta origem não possuir saldo suficiente em conta.
Dados da transferência incorretos
Ao realizar uma transferência o usuário precisará enviar os dados da conta destino. Caso os dados de agência, conta ou documento do destino estejam incorretos ou inexistentes, a transferência retorna indicando esse erro.
Tipo de transação ou finalidade inválida
Caso a conta destinatária não seja do tipo especificado na transferência ou algum dado do destino é inválido. Exemplo: conta destinatária é corrente e o tipo informado era conta poupança ou envio no nome fantasia do destino enquanto era esperado o nome da razão social.
Dados ausentes ou inválidos
Quando uma transferência é realizada sem um dado obrigatório para a finalização da mesma, como código verificador, agência não informada ou quando o formato de um dado é inválido. Alguns bancos utilizam códigos verificadores com letras no número da conta ao invés de números, nesses casos, a Conta Stone solicita que a conta origem digite ‘0’ no lugar dessa letra, para que a transferência ocorra com sucesso.
CPF/CNPJ inapto junto à Receita Federal
Nesse caso, a transferência é retornada para a conta de origem, porém, caso a mesma pessoa tenha acesso a outra conta com outro documento, ela poderá receber a transferência. Exemplo: A pessoa possui o CPF inapto junto à Receita Federal então não poderá receber a transferência em sua conta de pessoa física, porém, se essa mesma pessoa for sócia de uma empresa, nada impede que a transferência seja realizada para conta de pessoa jurídica, a não ser que o CNPJ também esteja inapto.
Códigos de Reembolsos
Ocorre somente em casos de transferências externas.
Código | Descrição |
---|---|
0 | Ocorreu um erro de processamento no sistema de origem durante a transferência. |
1 | A conta destino é inexistente. |
2 | A conta ou agência destino é inexistente. |
3 | O documento do destino está incorreto. |
4 | Conta destinatária do crédito inválida para o tipo de transação ou finalidade. |
5 | Erro de processamento no sistema de origem durante a transferência. |
6 | Transferência supera limite para o tipo de conta destino / Conta destinatária do crédito inválida para o tipo de transação ou finalidade. |
7 | Não conformidade no pagamento. Exemplo: pagamento a um fornecedor com o valor diferente que o devido. |
8 | Os dados informados estão incorretos: Código Identificador de Transferência Inválido / Campo obrigatório ausente / Formato do dado inválido / Agência não informada. |
9 | CPF/CNPJ inapto junto à Receita Federal do Brasil. |
10 | A instituição financeira do destino não é válida. |
11 | A conta destino não pode ter mais de 13 dígitos para o tipo de conta escolhido. Por favor, confira os dados e tente novamente. |
12 | Por solicitação de cliente da instituição participante recebedora. |
13 | Devolução de ordem bancária pelo agente financeiro. |
14 | Beneficiário não identificado - Documentos com código de barras. |